Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

O Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN) e o Programa Mediterrâneo da WWF (WWFMedPo) em Portugal têm, desde 2007, uma parceria formal que prevê a colaboração técnica e científica entre as duas entidades na preparação e execução de projectos na área de Biodiversidade e Serviços do Ecossistema e Ecologia do Fogo. O CEABN tem sido o parceiro científico da WWFMedPo em Portugal em diversos projectos como por exemplo:

HABEAS – Hotspot Areas for Biodiversity and Ecosystem Services, que é um sistema de informação geográfica online que oferece a qualquer stakeholder a possiblidade de consultar, de forma livre e gratuita, informação sobre biodiversidade e serviços do ecossistema. O processamento e análise da informação geográfica que compõe esta ferramenta tem sido feita com o apoio de membros do CEABN. A ferramenta WebGIS HABEaS esteve também na base de trabalhos recentes sobre inventariação e mapeamento de valores de biodiversidade e serviços do ecossistema em áreas sob gestão da Associação de Produtores Florestais de Coruche e da ALTRI Florestal.

Projecto Green Heart of Cork (GHOC) - que visa compensar os proprietários agro-florestais nas áreas de montado que contribuam para a conservação da biodiversidade e serviços do ecossistema como o armazenamento de carbono, a conservação do solo ou a regulação do ciclo da água , estimulando as boas práticas agrícolas e florestais que contribuem para a conservação dos montados de sobro. Um dos principais resultados deste projecto foi implementação em Portugal de um casode Pagamento de Serviços do Ecossistema, que envolveu a Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC), enquanto prestadora de serviços do ecossistema da área da Bacia do Tejo, a Coca-Cola Portugal, enquanto entidade beneficiárias desses serviços e a WWF Portugal enquanto entidade mediadora. O CEABN esteve envolvido no processo de identificação e análise dos serviços do ecossistema gerados pela APFC através da ferramenta HABEaS.

Projecto “Promote responsible forest management to support sustainable development in BiH” que tem como parceiros o Programa Mediterrâneo da WWF e o IKEA e que visa promover a gestão sustentável dos ecossistemas florestais na Bósnia e Herzegovina e a construção de uma ferramenta HABEaS com informação sobre biodiversidade e serviços do ecossistema neste país. O CEABN está envolvido na construção da ferramenta HABEaS para esta região dos Balcãs.

Sexta-Feira, 24 de Maio de 2013