Início Sobre Nós Contactos Ligações flag flag

COORDENAÇÃO: Francisco Castro Rego.

EQUIPA CEABN: Catarina Sequeira, Diana Tavares, Ernesto Deus, Filipe Xavier Catry, Francisco Castro Rego, Hugo Matias, João Moreira Jorge, Marta Rocha, Paulo Salgueiro, Vanda Acácio.

OUTRAS INSTITUIÇÕES: Instituto Geográfico Português (IGP) e Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Este projecto teve por objectivo principal a análise alargada e detalhada da dinâmica espácio-temporal da floresta causada pelo fogo, à escala da paisagem e nas condições do nosso país.

Tal análise foi feita com base em cartografia antiga e actual (e.g. Carta de Ocupação do Solo de 1990 – COS’90; Carta de Uso e Ocupação do Solo de Portugal Continental para 2007 - COS2007; Inventário Florestal Nacional de 1965/78 – IFN’70; cartografia de áreas queimadas para o período 1975-2008), conseguindo-se assim uma cobertura temporal de três a quatro décadas.

Os resultados deste estudo foram muito importantes dado que permitiram compreender e prever a dinâmica da vegetação sob o efeito de diferentes regimes de fogo, em diferentes tipos de floresta em Portugal.

Este conhecimento fundamentado e obtido de forma alargada é crucial para o estabelecimento de novas políticas florestais e, a uma escala mais local, para o planeamento e gestão das áreas florestais.

Por outro lado, dado que o trabalho de investigação proposto produziu nova cartografia digital, os resultados do projecto estendem-se muito para além do âmbito da investigação propriamente dita, dado que esta informação digital ficou disponível para o desenvolvimento de outras análises envolvendo a dinâmica da paisagem.