Tecnologia dos Produtos Florestais (Forest Products Technology)

TECNOLOGIA DOS PRODUTOS FLORESTAIS (Forest Products Technology)
Área Científica: Eng. Florestal
Coordenador: Helena Pereira (DEF)
Outros docentes: José Graça, Fátima Tavares
Precedências: Biologia Florestal; Produtos Florestais

Cursos: 1º ciclo de Engenharia Florestal ECTS: 7.5 Semestre:

Programa Resumido:
Competências:
Compreender quais os principais produtos da indústria florestal e os seus mercados nacionais e internacionais, conhecendo os respectivos processos de transformação e fazendo a ligação às características da matéria prima e às suas condições de produção.
Módulos e muito breve descrição:
1. Processamento industrial
Fluxogramas industriais e balanços. Água na madeira e secagem. Processamento primário e indústria de serração. Transformação industrial de painéis compósitos, folheados e contraplacados. Indústria de trituração e produção de aglomerados. Produção de pasta para papel e papel. Indústria da cortiça.
2. Qualidade da matéria prima
Conceito de qualidade do produto lenhoso. Desenvolvimento e formação do lenho. Mecanismos fisiológicos determinantes da qualidade, variação nos elementos constitutivos do lenho e influência de técnicas de silvicultura. A variação de propriedades e suas causas. Aplicações do conceito de qualidade do lenho.
3. Biomassa e bioenergia
Conceitos energéticos e energias renováveis. Tipos de biomassa e propriedades energéticas. Fontes de biomassa. Processos de transformação. Aspectos ambientais e económicos de produção de bioenergia.
4. Mercados de produtos florestais
A globalização da indústria florestal. Tendências do mercado e suas implicações. Panorama económico das indústrias florestais. Análise dos sectores de madeiras, pasta para papel e papel, cortiça, e outros produtos.