Bolsas Understanding Canada (Cand. até 24 de Novembro)

No âmbito do Programa "Understanding Canada" a Embaixada do Canadá divulga cinco tipos de Bolsas abertas para Portugal para o ano de 2011/2012.

Os detalhes das diferentes bolsas e respectivos processos de candidatura são os seguintes:

  • Faculty Enrichment Program (FEP)
    Bourses de complément de spécialisation (BCS)

Este programa tem por objectivo promover o conhecimento e a compreensão do Canadá em Portugal, ajudando os professores de estabelecimentos de ensino superior a elaborar e desenvolver cursos com conteúdo canadiano, no seu domínio de especialização, que serão integrados na sua carga normal de ensino. Um relatório detalhado das actividades desenvolvidas durante a estada no Canadá que inclua as linhas gerais e o planeamento do novo curso resultante da bolsa, deverá ser enviado à Embaixada até 1 de Março de 2013.
Montante em dólares canadianos: $1,650 (passagem aérea) + $900,00 por semana (máximo 4 semanas) Total: $5,250.00

  • Faculty Research Program (FRP)
    Bourse de recherche en études canadiennes (BREC)

Este programa tem por objectivo promover o conhecimento e compreensão do Canadá, através da publicação em revistas internacionais de artigos sobre áreas pertinentes para o Canadá, ajudando os professores de estabelecimentos de ensino superior a efectuarem investigação sobre o Canadá ou sobre as relações bilaterais Canadá-Portugal/Europa. Dois exemplares do artigo bem como um resumo do mesmo em francês ou inglês deverão ser enviados à Embaixada, o mais tardar até 1 de Março de 2013.
Montante em dólares canadianos: $1,650 (passagem aérea) + $900,00 por semana (máximo 4 semanas) Total: $5,250.00

  • Doctoral Student Research (DSRA)
    Bourses de recherche de doctorat (BRD)

Este programa tem por objectivo facultar a investigação no Canadá por um período máximo de 6 meses, a estudantes universitários do 3º ciclo cujo tema da tese de doutoramento seja um assunto de interesse relevante para o Canadá.
Montante em dólares canadianos: $1,650 (passagem aérea) + $1,200.00 por mês (máximo 6 meses) + $300.00 (após submissão do relatório final) Total: $9,150.00)

  • Canada-Europe Awards (CEA)
    Bourses Canada-Europe (BCE)

Estas bolsas destinam-se a docentes universitários com habilitações mínimas ao nível de mestrado ou a investigadores de institutos superiores que desejem realizar projectos de investigação a curto prazo que contribuam para uma melhor compreensão das relações bilaterais Canadá-Europa.
Montante em dólares canadianos: $10,000.00 (quantia máxima)

  • International Research Linkages (IRL)
    Réseaux internationaux de recherche (RIR)

Este programa pretende facilitar a colaboração internacional entre a comunidade académica com o objectivo de desenvolver canais permanentes de intercâmbio através do apoio financeiro à realização de seminários ou outros eventos sobre investigação. Destina-se a um mínimo de 2 equipas de investigadores, onde no mínimo existam dois doutorados, de uma universidade canadiana e uma universidade portuguesa.
Montante em dólares canadianos: $10,000.00 (quantia máxima)


Informação detalhada bem como os formulários de candidatura a cada uma das bolsas acima indicadas, estão disponíveis no site do International Council for Canadian Studies/Conseil International d’Études Canadiennes, e efectuar os seguintes passos:

Versão em francês: a informação sobre as bolsas encontra-se disponível na rubrica BOURSES DU MAECI

Versão em inglês: a informação sobre as bolsas encontra-se disponível na rubrica DFAIT SCHOLARSHIPS

As candidaturas deverão ser enviadas até dia 24 de Novembro de 2011 para:

Mercedes Gallis da Costa
Cultural, Academic & Public Affairs Officer
Embaixada do Canadá
Av. da Liberdade, 196-200-3º andar
1269-121 Lisboa
Tel: 21 316 4662
Fax: 21 316 4692

E-mail: mercedes.costa@international.gc.ca

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: isabel.inacio@international.gc.ca