.   .   .  T a p a d a   d a   A j u d a  .    .    .   


  b e m  v i n d o      à     t a p a d a   d a   a j u d a       


 
   

No âmbito do trabalho final do curso de Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia (Lisboa) realizou-se um estudo detalhado sobre a Tapada da Ajuda. 

Este estudo subdividiu-se em duas fases: na primeira fase elaboraram-se estudos de análise histórica e de caracterização da Tapada no que respeita à vegetação e ao património cultural e natural; na segunda fase desenvolveu-se uma proposta de intervenção ao nível das estruturas viária, edificada e ecológica.

Na sequência do trabalho final, foi concedida uma Bolsa de Apoio à Gestão do I.S.A., a qual se destinou a financiar o aprofundamento dos estudos realizados, tendo resultado uma proposta de intervenção. Desta fazem parte projectos respeitantes à rede viária, à rede de peões e de bicicletas, e a uma rede de iluminação e sinalização. 

 

 

 

 A Tapada da Ajuda é uma propriedade definida de acordo com as valências biofísicas e culturais existentes, resultando numa ocupação do solo variada:

      . desde o traçado das parcelas agrícolas, folhas de cultura, à presença de sebes, áreas florestadas, jardins, hortas e uma Reserva Botânica, exemplo supremo de um espaço agrário;

     . onde, os valores urbanos também se encontram, edifícios como  :

           Pavilhão de Exposições

           Edifício Principal do I.S.A.

           Observatório Astronómico

     e outras habitações que foram sendo adaptadas ao ensino, exemplo disso, temos a vacaria, a abegoaria, entre outras);

        . e onde, novos percursos de bicicletas e pões permitem usufruir deste espaço.


. . . 

Tapada da Ajuda . Instituto Superior de Agronomia .

    

.

.

.

       

T

a

p

a

d

a

 

  d

a

 

A

j

u

d

a

 

.

.